Silvio Santos

silvio santos

Silvio Santos

Biografia de Silvio Santos

Sílvio Santos, pseudônimo mais conhecido de Senor Abravanel, nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930. Sílvio Santos é um grande apresentador da televisão brasileira, dono do Sistema Brasileiro de Comunicação (SBT).

Empresas de Silvio Santos

Sílvio Santos também é empresário de vários ramos de negócios, de imobiliárias à bancos, com um total de 33 empresas; juntas elas movimentam cerca de R$ 1,6 bilhões por ano. A fortuna de Sílvio Santos é estimada em R$ 879 milhões.
O seu nome artístico, Sílvio Santos, foi criado ao acaso por um funcionário que escrevia os nomes dos concorrentes em um dos concursos que Sílvio participou. Ao ser questionado sobre seu nome, a resposta dada foi: Sílvio Abravanel. O funcionário acreditou que esse nome não soaria bem, então propôs: Silvio Santos. A partir daí, estava criado o nome do maior apresentador da televisão brasileira.

Início da carreira de Silvio Santos

Sílvio Santos é filho de imigrantes gregos e turcos, e começou a trabalhar muito cedo, como camelô, na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Possuidor de uma voz muito bonita, Silvio Santos foi um sucesso de vendas. Ele distraía sua clientela com truques de mágica e com o seu carisma vendia rapidamente os portas-título de eleitor.
Certo dia, Sílvio Santos não conseguiu escapar de uma blitz de fiscais da prefeitura, mas sua perspicácia e desenvoltura chamaram a atenção até mesmo dos policiais, que o aconselharam a fazer um teste na Rádio Guanabara. E foi assim que se iniciou a brilhante carreira de Sílvio Santos nos meios de comunicação.
Com sua voz maravilhosa, Sílvio Santos cresceu rapidamente no rádio até ser aprovado em um teste para a Rádio Globo, uma das maiores do Brasil. Mas o pequeno salário recebido afastou Sílvio das rádios e ele foi tentar a sorte em São Paulo.
Em São Paulo, Sílvio Santos se associou ao comediante Manoel de Nóbrega (pai do também comediante Carlos Alberto de Nóbrega, atual apresentador do programa “A Praça é Nossa”) e expandiu o negócio do Baú da Felicidade (pagamento mensal de carnês que no final do ano renderia prêmios). O sucesso foi enorme e então a TV Globo convidou Sílvio Santos para apresentar um programa semanal de duas horas aos domingos.
O enorme sucesso fez Silvio Santos alçar vôos ainda maiores. O objetivo agora era ser dono de uma rede de televisão, mas o seu contrato com a Rede Globo o impedia. Esse fato fez com que Sílvio Santos saísse da emissora na década de 70.

Silvio Santos e o SBT

Na década de 80, com a abertura de concessões para emissoras de televisão Sílvio Santos, que já era acionista na TV Tupi e na TV Record, adquiriu outras pequenas emissoras e fundou o SBT que hoje é uma das maiores do Brasil. O carisma e o apelo popular de Sílvio Santos são inegáveis e isso fez com que ele até mesmo se candidatasse a Presidência da República na década de 90. Mas as irregularidades no partido pelo qual Sílvio Santos concorreu, fez com que sua candidatura fosse impugnada.

Momentos marcantes de Silvio Santos

Em 2001, Sílvio Santos viveu dois períodos distintos. No carnaval, ele foi homenageado pela escola de samba Tradição, sendo o destaque e o tema do enredo. Em agosto, Sílvio Santos foi mantido refém pelo seqüestrador Fernando Dutra Pinto em sua própria casa durante sete horas. Sílvio só foi libertado com a chegada do Governador de São Paulo na época, Geraldo Alckmin, que garantiu a integridade do seqüestrador.